Nossa História
O Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração fundamenta seu projeto educativo inspirado no apostolado e na espiritualidade do fundador da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, mantenedora do Colégio e da Rede de Ensino Sagrado Coração – Pe. Júlio Chevalier, que tem como alicerce o serviço da fé e a promoção da justiça.
Mantendo-se fiel a esses princípios, o Colégio teve o seu início em 24 de fevereiro de 1963 com 263 alunos, sendo 08 turmas do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) e Educação Infantil (Jardim de Infância). Foi designada para dirigir a Escola a Irmã Maria Lígia Swerts Costa. Nessa época, o Colégio tinha convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
A Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração - Ensino Fundamental, foi autorizada a funcionar nos termos da legislação vigente de acordo com a Resolução nº 2.722/80, de 12/12/80. No ano de 1993, passou gradualmente a ser Colégio particular com a implantação das turmas de 5ª a 8ª séries. A Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração passou a chamar-se Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração a partir de 2002, com a implantação do Ensino Médio, sendo o mesmo denominado neste Regimento como Colégio.
Assim, dando continuidade ao anseio de Me. Maria Luiza Hartzer: “Esforcemo-nos o máximo para formar nossas crianças para uma vida cristã forte e séria. Para esse fim nada negligenciemos, pois a formação é o nosso principal dever”. Assim, estaremos realizando o nosso ideal de promover uma educação fundamentada em valores cristãos, dando continuidade ao anseio de Me. Maria Luiza: “Esforcemo-nos o máximo para formar nossas crianças para uma vida cristã forte e séria.
O Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, cuja missão resume-se em Educar para a Vida em um Mundo Sustentável, busca insistentemente a excelência em todos os níveis e dimensões em que atua. Ao propor-se contribuir na formação de pessoas significativas para o seu tempo, defende a excelência acadêmica e humana como objetivo e fim primeiro, sempre na perspectiva da formação de sujeitos críticos, competentes e comprometidos.