A partir desta segunda, 25, os holofotes se voltam para Curitiba, transformando-a no maior palco do Brasil. É quando o Festival de Teatro toma conta da cidade, enchendo-a de vida, criatividade e talento. Desde 1992, o evento, realizado pela iniciativa privada com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, se tornou uma vitrine do teatro brasileiro contemporâneo, atraindo um público ávido por arte e cultura.
Com uma média de 300 espetáculos de companhias teatrais vindas de todo o país e do exterior, o festival promete uma experiência rica em qualidade e diversidade. Além das peças teatrais, a programação inclui uma variedade de atividades relacionadas, como feiras de arte, oficinas, cursos, exposições, lançamentos de livros e outras atrações, garantindo entretenimento para todos os gostos e idades.
Durante o festival, os teatros tradicionais, ruas, praças, bares e lugares inusitados se transformam em palcos para a Mostra Oficial, que apresenta espetáculos inéditos, e para o Fringe, um espaço democrático que abre oportunidade para produções locais e de outros estados. Locais como o Memorial de Curitiba, o Teatro do Paiol e o Teatro Novelas Curitibanas também abrigam atividades do festival.
Para a 32ª edição, grandes nomes da cena teatral brasileira marcam presença, como Marco Nanini, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros, Luís Melo, Kiko Mascarenhas, Cássia Damasceno, Fábio Porchat, Deborah Colker, Alessandra Maestrini, Danilo Gentili, Ed Gama e Nany People. Duas novidades imperdíveis desta edição são a "Mostra Temporada de Musicais" e a "Mostra Surda de Teatro".
As entradas para as atrações pagas variam, mas custam até R$ 85, enquanto o evento oferece dezenas de apresentações gratuitas, ampliando o acesso à cultura para toda a comunidade.
Além de enriquecer o cenário cultural da cidade, o Festival de Teatro de Curitiba movimenta a economia criativa local, reunindo peças, artistas e apresentações das mais variadas formas artísticas em diversos espaços culturais da capital paranaense e da Região Metropolitana.
Comentários